09/11/2019 às 19h18min - Atualizada em 09/11/2019 às 19h18min

Firjan coloca administração de São Ludgero entre as melhores

Município surge no levantamento como uma das poucas prefeituras com “Gestão Excelente”

BENA l. FRAGA
Desde que assumiram a prefeitura de São Ludgero, em 2013, a dupla Volnei Weber e Ibaneis Lembeck pregava que o segredo para o desenvolvimento do município passava pela boa gestão do dinheiro público. Não por menos, a administração municipal passou a adotar o slogan “Aqui o dinheiro público é bem aplicado!”.

Esta semana, o que era para alguns apenas um discurso, um a frase de impacto, se transformou em estatística comprovada. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgou os dados mais recentes do Índice Firjan e Gestão Fiscal (IFGF), um dos mais completos estudos sobre a saúde financeira dos 5.337 municípios do Brasil e São Ludgero aparece no grupo de 4% de cidades brasileiras que podem ostentar a condição de “Excelência de Gestão”.

Através dos indicadores do Firjan (veja ao lado), a Cidade dos Esportes registrou pontuação expressiva de 0,8419 (em escala de 0 a 1). O resultado colocou o município em 22º lugar no ranking estadual e em 110º na classificação nacional.

Todos os indicadores utilizados para medir a eficiência fiscal do município (autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez) receberam classificações positivas do Firjan. Destaque para o Índice de Gestão, Autonomia e Investimentos que conquistaram a chancela de “Gestão Excelente” e, de quebra, os dois últimos itens alcançaram a pontuação máxima (1.0000).

Considerando os dados divulgados pelo Firjan que mostram 73,9% doas prefeituras em “situação difícil ou crítica”, os números e a posição alcançada por São Ludgero elevam o município a condição de contar com uma das mais eficientes administrações do País.

SEM SURPRESA

Para o prefeito Ibaneis Lembeck, o resultado é motivo de orgulho, mas não causa surpresas porque apenas reflete a estratégia assumida desde os primeiros anos de governo.

“Quando assumimos deixamos bem claro a todos os servidores que este seria o nosso modo de trabalhar. A responsabilidade com o dinheiro público e a eficiência na sua aplicação deveriam ser o principal objetivo em qualquer decisão. Ter a gestão classificada como excelente só mostra que estamos cumprindo o que estipulamos lá em 2013”, afirma.

FÓRMULA DE SUCESSO

De acordo com o secretário de Administração Léo Fuchter, esse formato de gestão foi pensado quando a equipe decidiu disputar o pleito de 2012.
“Quando iniciamos essa trajetória, que culminou com a vitória nas urnas, tínhamos em mente que a implantação de um sistema de gestão empresarial na administração pública era a forma mais correta de conseguirmos trazer mais desenvolvimento para São Ludgero. Saber dizer não quando precisa, economizar cada centavo possível e investir com responsabilidade se tornou regra de ouro na administração de São Ludgero”, explica.

Ainda segundo o secretário, os indicadores considerados pelo Firjan como essenciais para uma gestão de excelência da máquina pública são os mesmos mais controlados pela administração municipal de São Ludgero. Segundo Léo, a posição de destaque do município apenas confirma o que já pode ser constatado pela população.

ABAIXO, OS NÚMEROS DO LEVANTAMENTO DA FIRJAN

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp