11/11/2019 às 11h31min - Atualizada em 11/11/2019 às 11h31min

Programa de Desburocratização e Empreendedorismo: primeiros alvarás são entregues em Braço do Norte

A administração municipal de Braço do Norte entregou, na última sexta-feira (8), os primeiros alvarás conseguidos após a inauguração da Sala do Empreendedor. Foram sete emissões e cinco entregues aos empresários que abriram novas empresas ou saíram da informalidade.

Roseni Morais de Campos Barbosa, do Ateliê Rose Campos, manicure e cabelereira, Rosangela de Oliveira Moraes, do Salgados da Ro, e Ana Claudia de Lima Antunes, da Ana Bela Artigos Varejista de Vestuário e Acessórios, são três exemplos de microempreendedores individuais que saíram da informalidade. “Eles já atuavam em suas áreas, mas não tinham o alvará. Com a abertura da Sala do Empreendedor, vieram em busca da legalização e agora seguem trabalhando, mas de maneira formal”, explica Laércio Gesser, responsável pela Sala do Empreendedor.

Já Volnei Willemann, da Willemann Consultoria, Arlete Ramos, representando o proprietário da Lavação Center Truck, Robson Sipimski Meurer, da RS Solar Instalação de Sistemas Fotovoltáicos, e Nathália Cardosos da Rosa, da Distribuidora de Bebidas HM Cardoso, solicitaram a abertura das empresas recentemente e tiveram retorno em menos de cinco dias.

De acordo com o prefeito, Beto Kueten Marcelino, a burocracia na abertura de empresas era um dos maiores entraves do município. “Antes não conseguíamos colaborar com quem queria empreender. O município estava desatualizado e não ajudava na geração de trabalho e renda. Agora é diferente. Após a implantação do Programa de Desburocratização e Empreendedorismo (PED), e da instalação da Sala do Empreendedor, o município se tornou um facilitador, um incentivador”, comentou.

Beto lembrou ainda que a iniciativa foi provocada pelo DEL e contabilistas. “Recebemos o alerta e soubemos entender que algo não estava no caminho certo. Buscamos conhecimento através do Sebrae, com os esforços do chefe de Gabinete, Ramon Beza, da Daiani Ramos Foss, secretária adjunta de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, do Laércio Gesser, responsável pela Sala do Empreendedor, e agora já temos casos em que a viabilidade da empresa é feita em dois dias. Isso é motivo para comemoração”, explica o prefeito. “Sucesso aos novos empreendedores e quem está saindo da informalidade para trabalhar na formalidade e, principalmente, tendo acesso aos seus direitos e cumprindo com suas obrigações”, encerra.
 
Amigo do Empreendedor

Braço do Norte recebeu, durante a Etapa SC do Brasil Mais Simples Sebrae, em Florianópolis, também na sexta-feira (8), o título de Município Amigo do Empreendedor. O certificado foi entregue aos municípios que, até 31 de outubro, instituiu a Lei de Simplificação ou que integre o teor da Lei 17.071.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp