MENU

27/11/2019 às 20h10min - Atualizada em 27/11/2019 às 20h10min

BASE DE CÁLCULO DO ISS: Tendência é reavaliar novos investimentos, diz empresário

O empresário Mauro Sônego, dono da Sônego Construções e eleito no último mês de julho presidente do Sinduscon de Criciúma, é um dos empreendedores da região que resolveu apostar no desenvolvimento de Braço do Norte e, segundo ele, é uma das poucas construtoras de fora que estão investindo em empreendimentos no município.

Atualmente, a Sônego está construindo residências no bairro São Francisco de Assis, através do programa Minha Casa, Minha Vida, no entanto, para ele, a iniciativa da prefeitura é um balde de água fria em suas pretensões de investimento no município.

 “Se esse aumento realmente vier teremos de repensar nossos próximos passos em Braço do Norte. Pretendíamos realizar outros empreendimentos, mas caso os impostos aumentem fica difícil”, analisa.

O empresário também tem o pensamento de que Braço do Norte está no caminho errado. “Não faz sentido, quando há um consenso que existe a necessidade de redução na carga tributária para a retomada do crescimento, a prefeitura e os vereadores sequer cogitarem um aumento desses”, diz.

De acordo com Sônego, apesar de ser uma alternativa para quem não comprovar o gasto com material, em Braço do Norte, os empresários correm risco de que a exceção vire regra.

“O ISS dessa obra que estamos construindo em Braço do Norte teve de ser pago antecipadamente. Como vou comprovar a quantidade de material antes de iniciar a obra?”, questiona.

Conforme o empresário, caso não fizesse o pagamento prévio do imposto não receberia a liberação para construir. “Paguei para não me incomodar”, dispara.

Mauro lembra que,  apesar do ISS ser uma arrecadação de momento, o setor da construção civil acrescenta um valor agregado que deve ser considerado.

“A construção civil agrega valor aos imóveis e aumenta ainda outras arrecadações, por exemplo, em IPTU. Quanto menor a cobrança do ISS, mais serviço poderá ser executado. E isso significa também aumento na arrecadação”, finaliza.

LEIA MAIS

Aumento em base de cálculo do ISS divide opiniões no Legislativo

Prefeitura defende que se trata apenas de atualização

Resistência no segmento é grande


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de São Ludgero?

8.1%
7.6%
1.0%
14.2%
1.5%
13.7%
8.1%
2.0%
39.6%
2.5%
1.5%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp